17.2.06

O Cristianismo: uma religião inovadora

No tempo do imperador Octaviano César Augusto, em Belém, na Judeia, nasceu Jesus Cristo. Até aos trinta anos, Jesus viveu em Nazaré. A partir daí, e durante cerca de três anos, percorreu a Palestina pregando a religião inovadora: o Cristianismo.
No Sermão da montanha, Jesus definiu os princípios básicos de uma nova religião. Jesus exaltava a pobreza, a humildade e a fraternidade, aspectos que não eram valorizados nas sociedades anteriores. Enquanto o Judaísmo era uma religião nacional, o Cristianismo dirigia-se a todo o ser Humano, logo, era uma religião universal .

As propostas que fazemos são:
Porque é que achavam o Cristianismo uma religião inovadora?
Quais eram os princípios da nova religião?

"Post" de: Diogo Brandão e Pedro Marques

11.2.06

Dia dos Namorados

Olá!
O Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro. Há duas explicações para tal, uma religiosa e outra pagã.A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou, foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-à revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.A versão pagã vem da Idade Média, quando acreditava-se que esta data marcava o início de período de acasalamento dos pássaros.

Consulta este site e descobre muitas coisas engraçadas sobre a comemoração deste dia.






Na nossa terra, é tradição oferecer um típico lenço dos namorados. Descobre, aqui! De seguida explica essa tradição!

8.2.06

A Romanização

Olá!
Coloca-te no lugar de um legionário romano e escreve uma narrativa sobre os benefícios da Romanização onde utilizes as seguintes palavras:

- Romanização
- Pax Romana
- Exército
- Língua
- Costumes
- Pontes/estradas

Bom Trabalho!

“Post” de: Hugo Freixo, nº 11

6.2.06

A origem dos nomes dos meses do ano



Como sabes, alguns nomes dos meses do ano vem da época do Império Romano.

Dá o exemplo de um desses meses que tenha tido origem nos romanos. Depois, explica por que razão se chama esse mês dessa forma!

Bom trabalho. É só pensar um pouco ;)


"Post" de: Carolina Maganete ; )