3.10.06

O Tratado de Tordesilhas


Consulta este site e explica o que foi o Tratado de Tordesilhas.

29 Comments:

At 4/10/06, Anonymous José Diogo said...

o tratado de tordesilhas consistia na seperaçao do mundo atraves de um meridiano a leguas de cabo verde

 
At 7/10/06, Anonymous Inês Filipa said...

O Tratado de Tordesilhas estabelecia que o mundo fosse dividido por um meridiano situado a 370 léguas de Cabo Verde. As terras descobertas ou a descobrir, a oriente daquela ilha, pertenciam á coroa portuguesa, enquanto que a outra parte ficaria para Castela.

 
At 7/10/06, Anonymous *Inês Catarina* said...

O Tratado de Tordesilhas foi celebrado em 1494 entre D.JoãoII e os Reis Caólicos de Castela. Este Tratado designava que o mundo fosse dividido por um meridiano localizado a 370 léguas a oeste de Cabo Verde. As terras já descobertas ou que ainda viessem a sê-lo, a oriente daquela linha, seriam entregues à Coroa portuguesa, enquanto que toda a outra porção de terras quedaria para Castela.

 
At 9/10/06, Anonymous gui said...

o tratado de tordesilhas era um tratado que dividiu o mundo a meio situado a 370 leguas de cabo verde.

 
At 9/10/06, Anonymous francisco said...

o tratado de tordesilhas foi em 1494, entre portugal e espanha.
esse tratado consistia em dividir o mundo em duas partes ,uma para portugal e outra para a espanha.essa linha era a 370 leguas de cabo verde .

 
At 9/10/06, Anonymous ruben said...

o tratado de tordesilhas foi em 1494, entre portugal e espanha.
esse tratado consistia em dividir o mundo em duas partes ,uma para portugal e outra para a espanha.essa linha era a 370 leguas de cabo verde .

 
At 9/10/06, Anonymous Sara said...

O tratado de Trodesilhas foi dividido por um meridiano a 370 léguas do Cabo Verde

 
At 9/10/06, Anonymous Bruna said...

O tratado de tordesilhas é um tratado que consiste em o mundo dividido em 2 partes 370 léguas de Cabo Verde, metade para Portugal e o resto para Espanha.

 
At 9/10/06, Anonymous Bárbara said...

O tratado de tordesilhas consistia em que o mundo fosse dividido por um meridiano situado a 370 léguas de Cabo Verde.A oriente da ilha pertencia a Portugal e a outra parte pertencia a Castela.

 
At 9/10/06, Anonymous nunu said...

o tratado de tordesilhas foi um tratado que dividia o mundo. Nesse tratado uns territórios eram explorados pelos espanhóis e outros eram explorados pelos Portugueses.

 
At 9/10/06, Anonymous filipa said...

O tratado de tordesilhas divide o mundo em duas partes pelo meridiano, a 370 léguas do Cabo Verde.Uma parte para Potugal e outra para Espanha.

 
At 9/10/06, Anonymous Beatriz said...

O tratado de tordesilhas servia para separar o mundo em duas partes, separaram a 370 léguas de Cabo Verde a oeste dessa linha era para Potugal, e a outra parte era para a Espanha.

 
At 9/10/06, Anonymous diogo-vidinha@hotmail.com said...

o tratado de tordesilhas era um tratado que consistia em que o mundo fosse dividido por um meridiano situado a 370 leguas de cabo verde...a parte a oriente era para portugal e a outra para castela!!!

 
At 9/10/06, Anonymous Pedro said...

Consiste em dividir o mundo em duas partes, em que uma parte servia para Portugal descobrir e conquistar terras e a outra metade servia para Castela conquistar e descubrir terras.

 
At 9/10/06, Anonymous Francisco said...

acrescentando ao outro...
portugal quis assim, porque já conhecia o Brasil

 
At 9/10/06, Anonymous ruben said...

acrescentando ao outro...
portugal quis assim, porque já conhecia o Brasil

 
At 9/10/06, Anonymous *Inês Catarina* said...

Continuação: Ambas as partes pretendiam explorar as novas terras a nível económicamente. Queriam praticar a actividade do comércio.

 
At 9/10/06, Anonymous ::....(virgi:)... said...

o tratado de tordesilhas é o nome que se dá ao documento escrito onde afirmava que o mundo iria dividir-se en duas partes, por um meridiano a 370 léguas a oeste de cabo Verde. As terras descobertas ou por descobrir a Oriente seriam da Coroa Portuguesa e as terras a ocidente pertenceriam a castela.Este tratado fez-se porque Colombo propôs ao rei de portugal chegar a india dando uma volta maior mas este nao aceitou, indo colombo ter com o rei de castela que aceitou. Colombo descobriu umas ilhas pensando que era a india e quando voltou e o rei de portugal soube lembrou-se de um antigo tratado onde dizia que o local onde aquelas ilhas estavam pertencia a portugal pelo que provocou um grande conflito entre portugal e Espanha

 
At 9/10/06, Anonymous Mariana :-) said...

O Tratado de Tordesilhas, é um acordo bilateral firmado entre Portugal e Castela em 1494. Este tratado propunha-se dividir o mundo em duas partes, (segundo o conhecimento que se tnha do mundo à época). Ficando sob domínio da coroa Castelhana as terras descobertas e por descobrir a Oeste de um meridiano situado a 370 léguas de Cabo Verde e a Oriente sob o domínio da coroa Portuguesa.

 
At 9/10/06, Anonymous Bárbara said...

Acrescentando ao outro:... Porque Portugal já conecia o Brazil.

 
At 10/10/06, Anonymous Inês Filipa said...

*(continuação): Este tratado deu-se porque Cristovão Colombo fez uma proposta para a conquistar a Índa em que ele dizia que queria chegar á Índa por ocidente, mas D.João II não aceitou. Cristovão Colombo não perdeu tempo e foi fazer a mesma proposta ao rei de Castela, e este por sua vez aceitou. Colombo atingiu o arquipelago das antilhas pensando que era a Índia . D.João lembro-se de um antigo tratado- tratado de Alcáçovas- e reparou que as terras que Colombo descobriu se situavam na costa portuguesa. Para resolver os conflitos entre Portugal e Castela o Papa Alexandre VI propôs a divisão do mundo por uma linha trçada pólo a pólo, passando a 100 léguas a oeste de Cabo verde. D. João não aceitou e celebrou com o rei de Castela um novo tratado. O trtado de Tordesilhas.

 
At 15/10/06, Anonymous Brandão said...

O tratado de tordesilhas deu-se devido a uma proposta feita por Cristovão Colombo ao rei D.João II, que consistia em ir conquistar a Índia pelo ocidente, mas o rei Português não aceitou porque era uma volta muito mais comprida.
Devido ao inssuceso em portugal Cristovao colombo decidiu ir a Espanha apresentar a proposta que foi positiva pela a coroa espanhola que era liderada por Isabel a Católica.
Colombo então partiu, e descobriu as antilhas em que fazem parte a Républica Dominicana, o Haiti,etc...e Cuba que talvez seja derivado da terra Alentejana Cuba em que se pensa que foi lá que Cristóvão nasceu.
Quando o rei D.João II soube da noticia ficou desiludido mas lembro-se do antigo tratado de Alcáçovas e reparou que as terras que Colombo descobriu se situavam na parte portuguesa.
Então a partir daí nasceu a rivalidade Luso-Castelhalhana, para acabar com a rivalidade o Papa Alexandre VI DE origens espanholas propôs a divisão do mundo por uma linha traçada pólo a pólo, passando a 100 léguas a oeste de Cabo verde. Mas o Rei D. João não aceitou, porque já devia ter conhecimentos do Brasil. Então com o rei de castela celebrou um novo tratado o tratado de Tordesilhas em que explicava que o mundo fosse dividido por um meridiano situado a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde. As terras descobertas ou a descobrir, a oriente daquela ilha, pertenciam á coroa portuguesa, enquanto que a outra parte ficaria para Castela.

 
At 2/11/06, Anonymous ana said...

O Tratado de Tordesilhas deu-se porque Colombo propôs ao Rei português ir para a Índia por Ocidente, esse não aceitou e Colombo fez a mesma proposta ao Rei de Castela. Cristovão descobriu terras pensando que essa era a Índia, então entre o Rei de Castela e o Rei de Portugal gerou-se um conflito. Assim tiveram de criar o Tratado de Tordesilhas que consistiu em dividir o mundo em dois, isto é, a 370 léguas a oriente de Cabo Verde as terras a descobrir ou descobertas partenciam a Portugal e a outra parte a Castela.

 
At 2/11/06, Anonymous carolina... said...

O Tratado de Tordesilhas consiste na divisão do planeta Terra em duas partes traçando um meridiano a 370 léguas de Cabo Verde sendo que as terrars descobertas ou a descobrir a oriente pertenciam a Portugal e as terras descobrtas ou a descobrir a ocidente pertenciam a Castela

 
At 2/11/06, Anonymous Hugo Freixo said...

o tratado de tordesilhas consiste em dividir o mundo a meio com um mediriano a 370 léguas a oeste de cabo verde

 
At 24/11/06, Anonymous Borgio said...

El Tratado de Tordesillas se firmó para no ser cumplido.
En aquellos años la ambiguedad del antimeridiano(la dificultad para concretarlo)y los constantes intentos de las dos potencias para saltarselo, indican que la denominación del rey de Francia llamandole el "Testamento de Adan" tenía su razón de ser

 
At 14/3/07, Anonymous ruben said...

O tratado consistia em dividir o mundo por um meridiano.

 
At 31/1/08, Anonymous Anónimo said...

O tratado de tordesilhas consistia em dividir o mundo em duas grandes áreas de navegação e do comércio exclusivos de Portugal e Espanha (teoria de mare clausum)e também o Portugal tinha o direito às novas terras descobertas e a descubrir a oriente de um meridiano que passava a 370 léguas a oeste de Cabo Verde;à Espanha cabiam as terras situadas a ocidente desse meridiano.

 
At 1/4/08, Anonymous Anónimo said...

O tratado de tortesilhas foi assinado em "1494",na cidade de tortesilhas na espanha.
O tratado delimitou uma linha que até hoje vemos em mapas,dividimdo terras.
Portugal tomou posse das terras que estivessem a 370 leguas de cabo verde sendo que nesses limites incluindo o litoral brsileiro














bom trabalho =)

 

Enviar um comentário

<< Home