18.9.06

A prioridade portuguesa na Expansão

Explica por que razões foi Portugal o país pioneiro no processo da Expansão marítima.

20 Comments:

At 24/9/06, Anonymous Anónimo said...

As razões foram: Motivações da burguesia que via a possibilidade de desenvolver a actividade comercial conseguindo novos mercados para comerciar e assim aumentar os seus lucros. A cidade de Ceuta se tinha tornado um importante centro mercantil.
Motivações feudais, integradas no espírito de cavalaria, ligada à nobreza, esta sentia-se desocupada da sua principal actividade – a guerra- achava ser uma boa oportunidade para ganhar mais terras e recompensas, para além da honra e glória que com isso conseguiam; Motivações políticas, para impedir a expansão de castela no Norte de África. D. João I desejava realizar um grande feito de armas que lhe granjeasse prestígio internacional, e também era a oportunidade para armar cavaleiros os infantes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique, com o feito glorioso de derrotar o infiel muçulmano, no Norte de África;
Motivações religiosas, o clero desejava espalhar a fé cristã e converter os povos ao cristianismo.

 
At 26/9/06, Anonymous Anónimo said...

Os motivos que fez com que Portugal fosse o país pioneiro no processo da expansão marítma foram: devido à extensa costa com bons portos; conhecimentos náuticos; Conhecimentos cartográficos; desenvolvimento naval;conhecimentos de astronomia e de matemática; Portugal estava em paz. Além disso , todos os grupos sociais estam interessados na expansão. O rei D.JoãoI necessitava de recompensar os seus apoiantes e ficar conhecido.
A nobreza pretendia cargos e demais privilégios.
A burguesia necessitava de desenvolver o comércio deslocando-se para novas regiões mais ricas em produtos.
O Povo pretendia trabalho melhor remunerado para ter melhores condições de vida.
O clero queria espalhar a Fé crista

 
At 2/10/06, Anonymous Anónimo said...

Portugal encontrava-se com as suas fronteiras definidas e numa situação de paz. Para além disso reunia um conjunto de condições favoráveis: Tinha uma costa extensa com bons portos de mar; conhecimentos náuiticos resultantes de contactos com pescadores e marinheiros, que aportavam aos nossos portos, e da nossa própria tradição piscatória; conhecimentos cartógrafos- os pilotos e astrónomos portugueses inspiramram-se na cartografia italiana; desenvolvimento da construção naval- a caravela portuguesa foi considerada um barco revolucionário para a época. Tinha leme fixo á popa, velas triangularea e podia bolinar( navegar com ventos contrários); conhecimentos de astronomia e de matemáica, adquiridos com Judeus e Árabes, bem como o conhecimento e uso da bússola, do quadrante, da bestilha, das tábuas astronómicas, dos astrolábio e dos portulanos.

 
At 4/10/06, Anonymous Anónimo said...

As razões que motivaram os portugueses a expansão foi a fome, as guerras e as pestes

 
At 9/10/06, Anonymous Anónimo said...

Por causa da Peste, da falta de dinheiro e por causa das guerras.

 
At 9/10/06, Anonymous Anónimo said...

Por causa da peste,das guerras,falta de dineiro,falta de comida...

 
At 9/10/06, Anonymous Anónimo said...

portugal estava em paz e espanha nao por isso como os portugueses nao tinham nada para fazer dedicaram-se aos descobrimentos...outras das razoes foi que portugal tinha uma extensa costa, com bons portos de barcos,tinham conhecimentos nauticos importantes e por fim tinham uma boa construçao naval!!!!

 
At 9/10/06, Anonymous Anónimo said...

As principais razões foram: uma longa costa marítima que permitia um movimento rápido, o facto de Espanha estar em guerra com os Muçulmanos, o que fez com que Portugal partisse primeiro em busca de novas terras, a fome da população que estava a provocar muitas mortes e doenças, a falta de mão de obra, os conhecimentos astronómicos, cartógráficos, conhecimentos matemáticos e navais. O Rei, necessitava ainda de recompensar todas as classes socias...

 
At 9/10/06, Anonymous Anónimo said...

portugal foi o pioneiro na expansao maritima porque estava em paz por isso tinha condições para embarcar á aventura e tinha uma grande costa com muios portos e conhecimentos nauticos deixados pelos muçulmanos e tambem conhecimentos cartograficos.portugal precissava desta expansao porque naqula altura escasseavam os cereais, portugal estava a ser atacado por uma grande peste, escasseava o alimento e o dinheiro

 
At 9/10/06, Anonymous Anónimo said...

Portugal foi o primeiro pais a ser pioneiro da Expansão Maritima por estar numa epoca de fomes,de guerra e de pestes

 
At 9/10/06, Anonymous Anónimo said...

as razões era a extensa costa que Portugal tinha e os portos de mar. Tinha uma boa construção naval e tinha conhecimentos naúticos. POrtugal também tinha conhecimentos cartógrafos e conhecimentos de astronomia e matemática, bem como o conhecimento e uso da bússola, astrólabio e quadrante entre outros.

 
At 9/10/06, Anonymous Anónimo said...

Porque portugal tinha e tem uma longa costa maritima e o seu pais vizinho era a espanha que estava em guerra , e nao convinha nada lutarmos, porque iriamos perder.
entao fomos conquistar terras por via maritima.

 
At 9/10/06, Anonymous Anónimo said...

Porque portugal tinha e tem uma longa costa maritima e o seu pais vizinho era a espanha que estava em guerra , e nao convinha nada lutarmos, porque iriamos perder.
entao fomos conquistar terras por via maritima.

 
At 9/10/06, Anonymous Anónimo said...

As razões foram: portugal abrangia uma grande expansão maritima, tinha conhecimentos nauticos, matematicos,cartograficos e astronomicos. alem disso espanha estava em guerra com os muçulmanos, o rei D.JoãoI necessitava de uma boa "impressão" para a sociadade pois ele não era bem descendente do reinado. assim iria conseguir que as clases sociais o aceitassem como rei.
tambem poderia ganhar terras, espandir a religião cristã e expandir o comercio podendo "matar" a fome a população.

 
At 18/11/06, Anonymous Anónimo said...

As razões da proridade portuguesa foram: extensa costa marítima, bons portos de mar, vastos conhecimentos cartográficos, objectos de marear... E assim resumidi é meuito masi simples!

 
At 8/8/07, Anonymous Anónimo said...

q povoooo
burro nao sabe de nada
AFFFF!!!
voltem pra escolaa

puta q pariu vcs sao BURROS!!!

 
At 28/9/07, Anonymous Anónimo said...

Puta que pariu voçes sao burros

 
At 13/10/07, Blogger Raquel said...

- Situação geográfica;
- Tradição marítima (actividades piscatórias e comércio marítimo);
- Conhecimentos técnicos e cientificos: técnica de "bolinar", navegação astronémica, caravla, instrumentos de orientação (quadrante,astrolábio, bussola, cartas de marear e portulanos)
- Estabilidade politica com a nova dinastia.

 
At 28/12/07, Anonymous Anónimo said...

Estou de acordo com todas as respostas.Mas algumas dever ser filtradas antes de serem difundidas. A Net e para pessaos educadas.

 
At 11/1/08, Anonymous Anónimo said...

Não estou de acordo com os insultos aqui publicados, mas pronto, à cabeças que nao dão para mais.
discordo completamente quando dizem que a expansão maritima se deveu a fome, peste e guerras, pois passava-se exactamente o contrário.
Apoio a ideias de as mensagens serem filtradas antes de serem difundidas.

 

Enviar um comentário

<< Home