14.3.06

A sociedade medieval







Relembra-te da sociedade do século IX a XII que temos vindo a estudar.
Esta sociedade caracteriza-se por ser uma sociedade ruralizada e tripartida porque se dividida em três grupos: clero, nobreza e o povo.



Diz quais são as características e as funções de cada grupo social.



"Post" de Inês Filipa e Virginia Cellis

20 Comments:

At 15/3/06, Anonymous Anónimo said...

O clero não pagava impostos, rezavam, ensinavam a ler e escrever, prestavam asssistência aos doentes, possuiam terras, recebiam a Dízima e doações, eram ricos e tinham a sua própria lei. A nobreza tinha como função combater por todos os grupos sociais, tinham terras, não pagavam impostos, em tempo de paz praticavam caçadas e torneios, disponha os exécitos próprios, cobravam impostos, cobravam o imposto das banalidades e recebiam rendas. O povo tinha como função trabalhar para todos os grupos sociais. Não tinham previlégios, só obrigações, pagavam rendas, pagavam imposto da banalidade, pagavam as corveias e trabalhavam na agricultura e somente nos dias santos não trabalhavam.

 
At 16/3/06, Anonymous Anónimo said...

clero- rezar
nobreza-º lutar
povo trabalhar

 
At 18/3/06, Anonymous Anónimo said...

A função do clero era rezar. Ensinavam a ler e a escrever, prestavam assistência aos doentes e aos pobres, possuiam muitas terras e não pagavam impostos, recebiam doações dos nobres e do povo, era um grupo respeitado pela nobraza, povo e rei, era um grupo privilegiado, tinha a sua própria lei. A função da nobreza era combater por todos os outros grupos sociais. Tinham terras, não pagavam impostos, en tempo de paz praticavam caçadas e torneiros, disponha de exercitos próprios, aplicavamn a justiça, cobravam impostos dos quais o imposto da bonalidade ( pelo uso do lagar, moinho e forno ) e recebem rendas. A função do povo e trabalhar para todos os outros grupos sociais. Não tem privilégios, só ocupações, pagavam rendas, pagavam o imposto da bonalidade, pagavam as corveias, trabalhavam na agricultura e somente nos dias santos não trabalhavam e tinham sempre os trabalhos mais duros.

 
At 18/3/06, Anonymous Anónimo said...

clero-rezar,nobreza-lutar,povo-trabalhar.

 
At 18/3/06, Anonymous Anónimo said...

o clero era o grupo social mais priviligeado pois nao pagava qualquer imposto mas apenas recebia um imposto do povo, tinham como funçao principal rezar por todo o povo.
a nobreza cobrava impostos pagos pelo povo e no dia-a-dia faziam torneios de treino para os combates, tinham como funçao principal combater em nome de toda a populaçao.
o povo nao tinha nenhum tipo de regalia apenas pagavam impostos e trabalhavam, tinham como funçao principal trabalhar no campo

 
At 19/3/06, Anonymous Anónimo said...

O clero tinha a função de rezar, este era o grupo mais preveligiado porque diziam que deus dize que a sociadade era dividida em tres grupos, os que rezavam, combatiam e trabalhavam. Por isso toda as pessoas aceitavam o grupo a que pertenciam porque Deus quisera.
A nobreza lutava e não impostos e o povo trabalhava nas actividades mais dificeis

 
At 21/3/06, Anonymous Anónimo said...

rezumidamente:clero rezava pela protecção e salvação de todos a nobreza combatia para defender o território e o povo trabalhava para alimentar toda a população!

 
At 22/3/06, Anonymous Anónimo said...

O clero tinha a função de rezar e as suas características são: não pagavam impostos, possuiam Terras, recebiam doações, encinavam a ler e a escrever, Davam apoio aos doentes e aos pobres... A Nobreza tinha a funçao de combater e as suas características eram: não pagavam impostos, tinham Terras, cobravam rendas, recebiam a dízima e o imposto das banalidades, era um grupo privilegiado... O povo tinha a funçao de trabalhar e só tinha folgas em dias santos. As suas características era: pagavam impostos, a dízima e o imposto das banalidades, trabalhavam gratuitamente...

 
At 23/3/06, Anonymous Anónimo said...

O clero rezava.
A Nobreza combatia.
O Povo trabalhava.
A Nobreza e o Clero eram os grupos privilegiados pois não pagavam impostos, tinham terras e tinham leis próprias.
O Clero ensinava a ler e a escrever, prestava assistência aos doentes, recebiam a Dízima e outras doações.
A Nobreza em tempo de paz praticva caçadas e tornei-os, dispunha de exércitos próprios, recebiam rendas. Por outro lado o povo era o grupo menos privilegiado pois pagava impostos e rendas, tinham de pagar o imposto das banalidades(moinho, forno e lagar). faziam serviço gratuito(corveias). Só nos dias santos é que não trabalhavam.

 
At 28/3/06, Anonymous Anónimo said...

A funçao do clero era rezar, nao pagavam impostos e era um grupo previligiado. A funçao da nobreza combatia tambem nao pagava impostos e era tambem um grupo priviligiado. O funçao de povo era trabalhar , era oum grupo nao priveligiado.

 
At 2/4/06, Anonymous Anónimo said...

clero- rezava, ñ pagavam impostos, ensinavam a ler e possuiam terras
nobres-combatiam, ñ pagavam impostos e disponham de exercitos proprios
povo-trabalhava, pagava impostos e nos dias santos ñ trabalhavam

 
At 15/5/06, Anonymous Anónimo said...

A nobreza tinha que lutar e defender as suas terras,possuia terras, nos tempos de paz praticavam a caça e treinavam a lutar, não pagavam impostos mas cobrava-os, como por exemplo o imposto das banalidades e recebiam rendas. O clero não pagava impostos, tinha como função principal rezar, ensinavam a ler e a escrever, possuiam terras, recebiam a Dízima e doações, prestavam assistencia aos doentes e tinham a sua propria lei.
O povo tinha como obrigação trabalhar nos trabalhos mais duros, pagavam rendas e o imposto da banalidade, pagavam as corveias e trabalhavam na agricultura só nos dias santos é que não trabalhavam e não tinham privilégios.

 
At 31/5/06, Anonymous Anónimo said...

o povo trabalhava o clero resava e a nobreza defendia.

 
At 29/6/06, Anonymous Anónimo said...

ow!! fala mais coisa aew!
toh fznu um trab d historia aki!!
hehe!!

 
At 29/6/06, Anonymous Anónimo said...

LA SAAAAALLLLLLLLLLLEEEEEEEEEEE!!!!
deus e lindo!!
rumo ao TETRA BRAASILLLLLLLL!!!!!

 
At 29/6/06, Anonymous Anónimo said...

duvale sou viado mais ai da nada!!!
manda uma coisa ai daqueles Deuses gregos gostosões!

 
At 21/5/07, Anonymous Anónimo said...

Tudo o que eu quero e paz alegria e não fazer nada.Por isso que fizeram,essa merda toda é so para se cançarem.

 
At 22/4/08, Anonymous Anónimo said...

o clero - rezava
a nobreza-lutava(os homems)
anbos cargos muito priveligiados
e o povo - trabalhava na agricultura na producao de animais e ainda em varios trabalhos como tapsaria,olaria,...

 
At 28/4/08, Anonymous Anónimo said...

o clero é fixe

 
At 28/4/08, Anonymous Anónimo said...

o clero é fixe

 

Enviar um comentário

<< Home